terça-feira, 31 de dezembro de 2013

MODELO DE PLANO ANUAL 2° ANO


Planejamento Anual para 2º Ano do Ensino Fundamental

1)DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1.Escola:
1.2.Diretora: 
1.3.Professora:
1.4.Ano de Ensino: 2° Ano
1.5.Turno:
1.6:Turma: A
1.7: N° de alunos:
1.8.Ano Letivo: 2013

2)PERFIL DA TURMA

(aqui você descreve sua turma )  

 
3. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 
               A Escola Municipal de Ensino Fundamental ..... situa-se no Bairro ... em (cidade), (estado). O prédio escolar é amplo e com espaços acolhedores ao desenvolvimento das atividades. Os alunos, em número de ... são atendidos na Educação Infantil, Níveis A e B, no Ensino Fundamental até 8ª série, com implantação gradativa do Ensino Fundamental em 09 anos. O funcionamento da instituição perfaz 08 horas de atividades diárias, nos turnos manhã e tarde. A escola está sob a direção da professora .... que conta com uma Coordenadora Pedagógica e um Apoio Administrativo, a docência é exercida por 24 professores, apresentando titulação correspondente a estudantes do curso superior, magistério em nível de 2º grau, graduação e pós-graduação. Os serviços gerais são prestados por .... funcionários.

               O contato com muitos pais de alunos é diário pelo acompanhamento dos filhos à escola, fator que possibilita o diálogo com as famílias para comunicação dos resultados da aprendizagem e resolução de questões educativas. Em sua maioria, as famílias do alunado pertencem à classe menos favorecida, o que requer maior atenção da instituição no desenvolvimento de um trabalho pedagógico que atenda às necessidades dos alunos, tendo em vista que a escola representa ponto de referência no contexto social e cultural da comunidade.

               As atividades escolares, desde a estrutura física e de equipamentos até o Projeto Político-Pedagógico, que tem sua culminância em sala de aula, destinam-se ao aluno, sujeito da aprendizagem. A escola, consciente da sua força, mantém esforços para minimizar desacertos, aproximando docentes, pais e comunidade pela realização de projetos e eventos, propondo ações e criando momentos de efetiva integração.

3.1.CONTEÚDOS

LÍNGUA PORTUGUESA

LINGUAGEM ORAL:

Diferentes gêneros textuais orais; Conto de histórias; Expressão oral: fluência, coerência e clareza;

Leitura;  Descrição de objetos e fatos do cotidiano.

LINGUAGEM ESCRITA:

Diferentes tipos de letras; Diferentes gêneros textuais escritos ; Caligrafia;

Tipos de frases: interrogativa, afirmativa e negativas; Ditados; Uso do dicionário;

Prática de leitura e de produção de textos ( Gêneros textuais variados  ); Formação de palavras e frases; Compreensão e interpretação.

EIXO GRAMATICAL

Pontuação; Acentuação; Ortografia; Separação silábica;  Uso de letra maiúscula e minúscula;

Noções de margem e parágrafo; Noções de nomes ( substantivos );Características ( adjetivos );

Ações ( presente, passado e futuro ).

MATEMÁTICA

NÚMEROS NATURAIS

Números naturais até 99; Sequência numérica; Relação entre o número e sua quantidade; Operações com números naturais: adição e subtração, com nomenclatura dos termos; Situações matemáticas; Composição e decomposição; Ordem crescente e decrescente; Antecessor e sucessor; Agrupamentos; Unidade e dezena; Dúzia e meia dúzia; Números ordinais e cardinais;

Números pares e ímpares; Números romanos até o x.

ESPAÇO E FORMA

Classificação e seriação, segundo atributos de cor, forma, espessura, dimensão, posição, quantidade, textura, tamanho; Formas geométricas; Formação de sequência; Maior e menor; Igual e diferente.

GRANDEZAS E MEDIDAS

Medidas de tempo ( calendário, horas ); Noções de medidas de massa; Noções de medida de capacidade; Noções de medidas de comprimento; Sistema monetário.

CIÊNCIAS SOCIAIS

LUGAR E PAISAGEM

Paisagem local; Relação espaço-temporal; Espaço familiar; Espaço escolar; Espaço comunitário; Preservação da natureza.

IDENTIDADE

Família:Eu ( história do nome, documentos de identificação-Certidão ,RG, eu e minha família, composição, linha do tempo,usos e costumes.

Moradias: espaço físico e localização;

Escola: nome da escola, do diretor ( a ), da professora dos funcionários, funções de cada membro da escola, espaço físico,dependências, caminho de casa até a escola.

Relações sociais: trabalho,cidadania, profissões, meios de transporte e comunição e educação para o trânsito.

PLURALIDADE CULTURAL

História e cultura afro- brasileira e indígena.

DATAS COMEMORAIVAS

CIÊNCIAS NATURAIS

 UNIVERSO

Sol; Lua; Estrelas, Dia e Noite.

SER HUMJANO E SAÚDE

Corpo humano ( partes do corpo, fases da vida, órgãos do sentidos);

Alimentação saudável;

Hábitos de higiene;

Prevenção de doenças.

MEIO AMBIENTE

Preservação do meio ambiente; Ciclo da água; Poluição; Seres vivos e não- vivos; Estações do ano; Reinos da natureza.

EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADES LÚDICAS RECREAÇÃO

Atividades cooperativas, cantigas de rodas, brincadeiras variadas;

PSICOMOTRICIDADE E GINÁSTICA

Higiene pessoal e ambiental; Hábitos de postura; Esquema corporal; Percepção da velocidade e intensidade dos movimentos: deslocamentos e direções; Noções de tempo e espaço: orientação temporal e espacial; Coordenação motora: equilíbrio, ritimo, lateralidade; Capacidades físicas: força, velocidade, resistência e flexibilidade.

 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

ARTES  VISUAIS

: semelhanças e diferenças, formas, tamanho, posição, identificação das cores, desenhos.

DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA: diferenciar sons, ruídos e ritmos.

EXPRESSÃO CORPORAL E MUSICAL: música, canto, movimentos, teatro, dramatização, mímica, dança.

ENSINO RELIGIOSO

VALORES

Humanos e éticos; Direitos e deveres; Respeito à diversidade.

 
3.2. PRÉ-REQUISITOS:

_ Linguagem Oral;

_Leitura, compreensão e interpretação;

_Reconhecimento e escrita das letras do alfabeto e formação de palavras simples;

_Produção Textual ( oral e escrita );

_ Classificação e seriação;

_Reconhecimento e escrita dos numerais até 20, associados às quantidades;

_Resolução de situações matemáticas;

_Noção espacial e temporal;

_Perceber as inter-relações entre seres vivos e o meio ambiente.

4) OBJETIVO GERAL:

Intensificar o processo de alfabetização e letramento, valorizando as múltiplas linguagens, as habilidades e competência em um ambiente lúdico e alfabetizador. Motivando o aluno para aprender e entrar no mundo das letras e dos números, como forma de sentir-se incluído e participante na sociedade em que vive.

4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;

•Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

•Resolver situações-problemas  do dia a dia que envolvam adição e subtração ;

•Estabelecer as regularidades ortográficas (inferir as regras) e constatar as irregularidades (ausência de regras) de g,ga,gu,Ge,gi,gua,gui ; j,q; m e n em final de silabas; l o e u em final de palavras as letras s e z em final de palavras

· Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;

· Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;

5)METODOLOGIAS GERAIS:

* As aulas serão desenvolvidas numa interação teoria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:

- Dinâmicas de grupo;

- Aula dialogada e expositiva;

- Construção de mini – projetos e peças teatrais

- Utilização de recursos audiovisuais

- Trabalho individual e de grupo

6)RECURSOS DIDÁTICOS:

- Filmes:

- Músicas;

- Quadro –giz;

- Fichas de Leitura;

- cadernos  de produção de texto

- Jornais e revistas

- Jogos  de avaliação

 
7)AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e contínua observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo.

- Observação do crescimento individual e coletivo dos alunos;

- Trabalhos individuais e de grupo;

- Provas escritas ( diagnóstico );

Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:

- Envolvimento com colegas e disciplina;

- Participação nas aulas;

- Capacidade de análise e síntese;

_Diário de classe; Registros em fichas; Observação diária;

7) REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PCNs ( 1° a 4° série ) Secretaria de Educação Fundamental Brasília; Proposta Pedagógica  da EMEF Dr Valdemar Rocha.

“Melhor que ensinar é levar o outro a aprender” – Anísio Teixeira

Educar é, em essência, ensinar o encanto pela possibilidade. Logo, educação é a arte de ensinar o exercício da liberdade. Só é “livre quem é capaz de optar entre as diferentes possibilidades”.

Gilberto Dimenstein

 



Planejamento Anual para 2º  Ano do Ensino Fundamental

1)DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1.Escola:

1.2.Diretora:

1.3.Professora:

1.4.Ano de Ensino: 2° Ano

1.5.Turno: Tarde

1.6:Turma: B

1.7: N° de alunos: 25

1.8.Ano Letivo:

2)PERFIL DA TURMA

AQUI VC ESCREVE O PERFIL DA SUA TURMA

2.1.CONTEÚDOS

ORALIDADE: relatos,cantos, declamações de poesias, quadrilhas, trava -línguas, descrições, entrevistas, propagandas, receitas,  textos informativos, 0alfabeto, numerais, interpretação oral.

LEITURA: leitura visual, leitura de palavras, de frases e de diferentes textos,individual e coletiva, oral e silenciosamente.

ESCRITA: conhecimento do alfabeto, noções de escrita, alfabeto com letra de imprensa, noções de pontuação, acentuação, caligrafia,estudo do vocabulário, produção de textos: bilhetes, anúncios, propagandas, textos narrativos com início, meio e fim, oral e coletivamente.

CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO: organização de classes de elementos segundo atributos de cor, forma ,espessura, dimensão,posição,quantidade, textura,tamanho, ( sucata, tangran, material dourado, blocos lógicos e ábaco ).

DISCRIMINAÇÃO VISUAL : semelhanças e diferenças, formas, tamanho, posição, identificação das cores.

DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA:  diferenciar sons, ruídos e ritmos

EXPRESSÃO CORPORAL E MUSICAL: música, canto, movimentos, teatro, dramatização, mímica.

INICIAÇÃO A BRINCADEIRAS E AOS PEQUENOS JOGOS : observação às regras e procedimentos, espírito de equipe, agilidade física.

NUMERAL:  diferenciação entre letra e número, relação entre número e sua quantidade, composição e decomposição, ordem crescente e decrescente, antecessor e sucessor, números pares e ímpares, sistema decimal, unidade e dezena,  numerais ordinais e cardinais.

OPERAÇÕES : adição e subtração, com reagrupamento só nas unidades ( com reserva, adição com transporte,subtração ).

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: problemas envolvendo situações do dia a dia , com operações de adição e subtração.

TEMPO E TEMPOS HISTÓRICOS : antes do recreio, depois da aula,noções de ontem, hoje e amanhã,meses e estações do ano, dias da semana, datas comemorativas.

NOÇÕES ESPACIAIS, ESQUEMA CORPORAL, LATERALIDADE E LOCALIZAÇÃO: construção do conceito de espaço e caracterização desses diferentes espaços.

IDENTIDADE: história do seu nome ( árvore genealógica ).

A CRIANÇA E SEU CONTEXTO SOCIAL MAIS AMPLO: ( família, escola e a comunidade ).

UNIVERSO : sol, lua, estrelas, dia e noite.

O MEIO AMBIENTE E SUAS RELAÇÕES COM OS SERES VIVOS : caracterização e comparação dos seres vivos, ar, água,solo, corpo humano.

RESGATE DE VALORES: respeito, responsabilidade, pontualidade, sociabilidade, outoconhecimento, ética, respeito à diversidade humana e cultural, palavras mágicas.

2.2. PRÉ-REQUISITOS:

_Classificação e seriação;

_Oralidade;

_Leitura e compreensão;

_Escrita Alfabética;

produção Textual ( oral e coletivamente );

_Sistema de numeração decimal;

_Operaçãoes: adição e subtração completas;

_Resolução de situações-problema;

_Espaços e tempos históricos;

_Perceber as inter-relações entre seres vivos e o meio ambiente.

3) OBJETIVO GERAL:

Intensificar o processo de alfabetização, motivando o aluno para aprender e entrar no mundo das letras e dos números, como forma de sentir-se incluído e participante na sociedade em que vive.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;

•Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

•Resolver situações-problemas  do dia a dia que envolvam adição e subtração ;

•Estabelecer as regularidades ortográficas (inferir as regras) e constatar as irregularidades (ausência de regras) de g,ga,gu,Ge,gi,gua,gui ; j,q; m e n em final de silabas; l o e u em final de palavras as letras s e z em final de palavras

· Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;

· Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;

4)METODOLOGIAS GERAIS:

* As aulas serão desenvolvidas numa interação/ teoria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:

- Dinâmicas de grupo;

- Aula dialogada e expositiva;

- Construção de mini – projetos e peças teatrais

- Utilização de recursos audiovisuais

- Trabalho individual e de grupo

 

5)RECURSOS DIDÁTICOS:

- Filmes:

- Músicas;

- Quadro –giz;

- Fichas de Leitura;

- cadernos  de produção de texto

- Jornais e revistas

- Jogos  de avaliação

 

6)AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e contínua observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo.

- Observação do crescimento individual e coletivo dos alunos;

- Trabalhos individuais e de grupo;

- Síntese de textos;

- Provas escritas ( diagnóstico );

- Produção de textos;

- Elaboração de mini – projetos;

Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:

- Pontualidade;

- Assiduidade;

- Envolvimento com colegas e disciplina;

- Participação nas aulas;

- Capacidade de análise e síntese;

- Autonomia nos estudos.

 

“Melhor que ensinar é levar o outro a aprender” – Anísio Teixeira

Educar é, em essência, ensinar o encanto pela possibilidade. Logo, educação é a arte de ensinar o exercício da liberdade. Só é “livre quem é capaz de optar entre as diferentes possibilidades”.

Gilberto Dimenstein
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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