Planejamento
Anual para 2º Ano do Ensino Fundamental
1)DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1.Escola: 1.2.Diretora:
1.3.Professora:
1.4.Ano de Ensino: 2° Ano
1.5.Turno:
1.6:Turma: A
1.7: N° de alunos:
1.8.Ano Letivo: 2013
2)PERFIL DA TURMA
(aqui você descreve
sua turma )
O contato com muitos pais de
alunos é diário pelo acompanhamento dos filhos à escola, fator que possibilita
o diálogo com as famílias para comunicação dos resultados da aprendizagem e
resolução de questões educativas. Em sua maioria, as famílias do alunado
pertencem à classe menos favorecida, o que requer maior atenção da instituição
no desenvolvimento de um trabalho pedagógico que atenda às necessidades dos
alunos, tendo em vista que a escola representa ponto de referência no contexto
social e cultural da comunidade.
As atividades escolares, desde a
estrutura física e de equipamentos até o Projeto Político-Pedagógico, que tem
sua culminância em sala de aula, destinam-se ao aluno, sujeito da aprendizagem.
A escola, consciente da sua força, mantém esforços para minimizar desacertos,
aproximando docentes, pais e comunidade pela realização de projetos e eventos,
propondo ações e criando momentos de efetiva integração.
3.1.CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA
LINGUAGEM ORAL:
Diferentes gêneros textuais orais; Conto
de histórias; Expressão oral: fluência, coerência e clareza;
Leitura;
Descrição de objetos e fatos do cotidiano.
LINGUAGEM ESCRITA:
Diferentes tipos de letras; Diferentes
gêneros textuais escritos ; Caligrafia;
Tipos de frases: interrogativa,
afirmativa e negativas; Ditados; Uso do dicionário;
Prática de leitura e de produção de
textos ( Gêneros textuais variados );
Formação de palavras e frases; Compreensão e interpretação.
EIXO GRAMATICAL
Pontuação; Acentuação; Ortografia;
Separação silábica; Uso de letra
maiúscula e minúscula;
Noções de margem e parágrafo; Noções de
nomes ( substantivos );Características ( adjetivos );
Ações ( presente, passado e futuro ).
MATEMÁTICA
NÚMEROS NATURAIS
Números naturais até 99; Sequência
numérica; Relação entre o número e sua quantidade; Operações com números
naturais: adição e subtração, com nomenclatura dos termos; Situações matemáticas;
Composição e decomposição; Ordem crescente e decrescente; Antecessor e
sucessor; Agrupamentos; Unidade e dezena; Dúzia e meia dúzia; Números ordinais
e cardinais;
Números pares e ímpares; Números romanos
até o x.
ESPAÇO E FORMA
Classificação e seriação, segundo
atributos de cor, forma, espessura, dimensão, posição, quantidade, textura,
tamanho; Formas geométricas; Formação de sequência; Maior e menor; Igual e
diferente.
GRANDEZAS E MEDIDAS
Medidas de tempo ( calendário, horas );
Noções de medidas de massa; Noções de medida de capacidade; Noções de medidas
de comprimento; Sistema monetário.
CIÊNCIAS SOCIAIS
LUGAR E PAISAGEM
Paisagem local; Relação espaço-temporal;
Espaço familiar; Espaço escolar; Espaço comunitário; Preservação da natureza.
IDENTIDADE
Família:Eu ( história do nome, documentos
de identificação-Certidão ,RG, eu e minha família, composição, linha do
tempo,usos e costumes.
Moradias: espaço físico e localização;
Escola: nome da escola, do diretor ( a ),
da professora dos funcionários, funções de cada membro da escola, espaço
físico,dependências, caminho de casa até a escola.
Relações sociais: trabalho,cidadania,
profissões, meios de transporte e comunição e educação para o trânsito.
PLURALIDADE CULTURAL
História e cultura afro- brasileira e indígena.
DATAS COMEMORAIVAS
CIÊNCIAS NATURAIS
Sol; Lua; Estrelas, Dia e Noite.
SER HUMJANO E SAÚDE
Corpo humano ( partes do corpo, fases da
vida, órgãos do sentidos);
Alimentação saudável;
Hábitos de higiene;
Prevenção de doenças.
MEIO AMBIENTE
Preservação do meio ambiente; Ciclo da
água; Poluição; Seres vivos e não- vivos; Estações do ano; Reinos da natureza.
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADES LÚDICAS RECREAÇÃO
Atividades cooperativas, cantigas de
rodas, brincadeiras variadas;
PSICOMOTRICIDADE E GINÁSTICA
Higiene pessoal e ambiental; Hábitos de
postura; Esquema corporal; Percepção da velocidade e intensidade dos movimentos:
deslocamentos e direções; Noções de tempo e espaço: orientação temporal e
espacial; Coordenação motora: equilíbrio, ritimo, lateralidade; Capacidades
físicas: força, velocidade, resistência e flexibilidade.
ARTES VISUAIS
: semelhanças e diferenças, formas,
tamanho, posição, identificação das cores, desenhos.
DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA: diferenciar sons,
ruídos e ritmos.
EXPRESSÃO CORPORAL E MUSICAL: música,
canto, movimentos, teatro, dramatização, mímica, dança.
ENSINO RELIGIOSO
VALORES
Humanos e éticos; Direitos e deveres;
Respeito à diversidade.
_ Linguagem Oral;
_Leitura, compreensão e interpretação;
_Reconhecimento e escrita das letras do
alfabeto e formação de palavras simples;
_Produção Textual ( oral e escrita );
_ Classificação e seriação;
_Reconhecimento e escrita dos numerais
até 20, associados às quantidades;
_Resolução de situações matemáticas;
_Noção espacial e temporal;
_Perceber as inter-relações entre seres
vivos e o meio ambiente.
4) OBJETIVO GERAL:
Intensificar o processo de alfabetização
e letramento, valorizando as múltiplas linguagens, as habilidades e competência
em um ambiente lúdico e alfabetizador. Motivando o aluno para aprender e entrar
no mundo das letras e dos números, como forma de sentir-se incluído e
participante na sociedade em que vive.
4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Compreender a natureza como um todo
dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do
mundo em que vive;
•Compreender a saúde como bem individual
e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
•Resolver situações-problemas do dia a dia que envolvam adição e subtração
;
•Estabelecer as regularidades
ortográficas (inferir as regras) e constatar as irregularidades (ausência de
regras) de g,ga,gu,Ge,gi,gua,gui ; j,q; m e n em final de silabas; l o e u em
final de palavras as letras s e z em final de palavras
· Desenvolver a capacidade de expressar -
se de forma critica diante dos problemas sociais;
· Conhecer o meio social em que vive
possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
5)METODOLOGIAS GERAIS:
* As aulas serão desenvolvidas numa
interação teoria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:
- Dinâmicas de grupo;
- Aula dialogada e expositiva;
- Construção de mini – projetos e peças
teatrais
- Utilização de recursos audiovisuais
- Trabalho individual e de grupo
6)RECURSOS DIDÁTICOS:
- Filmes:
- Músicas;
- Quadro –giz;
- Fichas de Leitura;
- cadernos de produção de texto
- Jornais e revistas
- Jogos
de avaliação
A avaliação será processual e contínua
observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados
como procedimentos avaliativos os itens abaixo.
- Observação do crescimento individual e
coletivo dos alunos;
- Trabalhos individuais e de grupo;
- Provas escritas ( diagnóstico );
Também será considerado o desenvolvimento
de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:
- Envolvimento com colegas e disciplina;
- Participação nas aulas;
- Capacidade de análise e síntese;
_Diário de classe; Registros em fichas;
Observação diária;
7) REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PCNs ( 1° a 4° série ) Secretaria de
Educação Fundamental Brasília; Proposta Pedagógica da EMEF Dr Valdemar Rocha.
“Melhor que ensinar é levar o outro a aprender” – Anísio Teixeira
Educar é, em essência, ensinar o encanto pela possibilidade. Logo,
educação é a arte de ensinar o exercício da liberdade. Só é “livre quem é capaz
de optar entre as diferentes possibilidades”.
Gilberto Dimenstein
Planejamento Anual para 2º Ano do Ensino Fundamental
1)DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1.Escola:
1.2.Diretora:
1.3.Professora:
1.4.Ano de Ensino: 2° Ano
1.5.Turno: Tarde
1.6:Turma: B
1.7: N° de alunos: 25
1.8.Ano Letivo:
2)PERFIL DA TURMA
AQUI VC ESCREVE O PERFIL DA SUA TURMA
2.1.CONTEÚDOS
ORALIDADE: relatos,cantos, declamações de poesias, quadrilhas, trava
-línguas, descrições, entrevistas, propagandas, receitas, textos informativos, 0alfabeto, numerais,
interpretação oral.
LEITURA: leitura visual, leitura de palavras, de frases e de diferentes
textos,individual e coletiva, oral e silenciosamente.
ESCRITA: conhecimento do alfabeto, noções de escrita, alfabeto com letra
de imprensa, noções de pontuação, acentuação, caligrafia,estudo do vocabulário,
produção de textos: bilhetes, anúncios, propagandas, textos narrativos com
início, meio e fim, oral e coletivamente.
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO: organização de classes de elementos segundo
atributos de cor, forma ,espessura, dimensão,posição,quantidade,
textura,tamanho, ( sucata, tangran, material dourado, blocos lógicos e ábaco ).
DISCRIMINAÇÃO VISUAL : semelhanças e diferenças, formas, tamanho,
posição, identificação das cores.
DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA: diferenciar
sons, ruídos e ritmos
EXPRESSÃO CORPORAL E MUSICAL: música, canto, movimentos, teatro,
dramatização, mímica.
INICIAÇÃO A BRINCADEIRAS E AOS PEQUENOS JOGOS : observação às regras e
procedimentos, espírito de equipe, agilidade física.
NUMERAL: diferenciação entre
letra e número, relação entre número e sua quantidade, composição e
decomposição, ordem crescente e decrescente, antecessor e sucessor, números pares
e ímpares, sistema decimal, unidade e dezena,
numerais ordinais e cardinais.
OPERAÇÕES : adição e subtração, com reagrupamento só nas unidades ( com
reserva, adição com transporte,subtração ).
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: problemas envolvendo situações do dia a dia ,
com operações de adição e subtração.
TEMPO E TEMPOS HISTÓRICOS : antes do recreio, depois da aula,noções de
ontem, hoje e amanhã,meses e estações do ano, dias da semana, datas
comemorativas.
NOÇÕES ESPACIAIS, ESQUEMA CORPORAL, LATERALIDADE E LOCALIZAÇÃO:
construção do conceito de espaço e caracterização desses diferentes espaços.
IDENTIDADE: história do seu nome ( árvore genealógica ).
A CRIANÇA E SEU CONTEXTO SOCIAL MAIS AMPLO: ( família, escola e a
comunidade ).
UNIVERSO : sol, lua, estrelas, dia e noite.
O MEIO AMBIENTE E SUAS RELAÇÕES COM OS SERES VIVOS : caracterização e
comparação dos seres vivos, ar, água,solo, corpo humano.
RESGATE DE VALORES: respeito, responsabilidade, pontualidade,
sociabilidade, outoconhecimento, ética, respeito à diversidade humana e
cultural, palavras mágicas.
2.2. PRÉ-REQUISITOS:
_Classificação e seriação;
_Oralidade;
_Leitura e compreensão;
_Escrita Alfabética;
produção Textual ( oral e coletivamente );
_Sistema de numeração decimal;
_Operaçãoes: adição e subtração completas;
_Resolução de situações-problema;
_Espaços e tempos históricos;
_Perceber as inter-relações entre seres vivos e o meio ambiente.
3) OBJETIVO GERAL:
Intensificar o processo de alfabetização, motivando o aluno para aprender
e entrar no mundo das letras e dos números, como forma de sentir-se incluído e
participante na sociedade em que vive.
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte
integrante e agente de transformação do mundo em que vive;
•Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido
pela ação coletiva.
•Resolver situações-problemas do
dia a dia que envolvam adição e subtração ;
•Estabelecer as regularidades ortográficas (inferir as regras) e
constatar as irregularidades (ausência de regras) de g,ga,gu,Ge,gi,gua,gui ;
j,q; m e n em final de silabas; l o e u em final de palavras as letras s e z em
final de palavras
· Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos
problemas sociais;
· Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a
existência de realidades diferentes;
4)METODOLOGIAS GERAIS:
* As aulas serão desenvolvidas numa interação/ teoria/ação, utilizando –
se dos recursos abaixo:
- Dinâmicas de grupo;
- Aula dialogada e expositiva;
- Construção de mini – projetos e peças teatrais
- Utilização de recursos audiovisuais
- Trabalho individual e de grupo
5)RECURSOS DIDÁTICOS:
- Filmes:
- Músicas;
- Quadro –giz;
- Fichas de Leitura;
- cadernos de produção de texto
- Jornais e revistas
- Jogos de avaliação
6)AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua observando – se a evolução e a
apropriação do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos avaliativos os
itens abaixo.
- Observação do crescimento individual e coletivo dos alunos;
- Trabalhos individuais e de grupo;
- Síntese de textos;
- Provas escritas ( diagnóstico );
- Produção de textos;
- Elaboração de mini – projetos;
Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes
inerentes ao exercício das atividades, como:
- Pontualidade;
- Assiduidade;
- Envolvimento com colegas e disciplina;
- Participação nas aulas;
- Capacidade de análise e síntese;
- Autonomia nos estudos.
“Melhor que ensinar é levar o outro a aprender” – Anísio Teixeira
Educar é, em essência, ensinar o encanto pela possibilidade. Logo,
educação é a arte de ensinar o exercício da liberdade. Só é “livre quem é capaz
de optar entre as diferentes possibilidades”.
Gilberto Dimenstein
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