Escola :
Turma:
Ano Letivo:
Professora:
Projeto: Meio
Ambiente
Problemas: Minhas atitudes estão ajudando a
preservar o meio ambiente? O que ando comendo é saudável para minha saúde? Como anda minha relação com os animais?
JUSTIFICA TIVA:
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de
forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e
valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos
recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável, e preservando
nossos animais conscientizando-se de que a extinção é uma consequência da
mortandade pelos próprios seres humanos que também fazem parte do meio
ambiente, adquirir hábitos de alimentação saudável .
OBJETIVOS:
Levar a Criança a:
- Valorizar o meio ambiente.
- Identificar-se como parte integrante do meio
ambiente.
- Se Reconhecer como agente de promoção do
desenvolvimento sustentável.
- Diferenciar os seres bióticos e abióticos.
- Adotar uma alimentação saudável.
- Ter atitudes de respeito pelos animais.
Área do conhecimento: Ciências Naturais
Trabalho Interdisciplinar: Português,
Matemática,Ciências.
Temas Transversais; Animais ,Seres
Vivos,Desenvolvimento Sustentável e o Meio Ambiente.
Temas: Seres Vivos; Meio ambiente; Reciclagem;O
equilíbrio da natureza;Animais vertebrados e invertebrados;Alimentos;Habitat
dos seres vivos mais comuns;Adição e subtração.
Tempo estimado: 30 dias
Produto: Peça
teatral sobre Meio Ambiente, Realização de uma feira científica.
Etapas:
1.Passeio no bairro
e questionamentos sobre a paisagem que o compõe;
_Explosão de ideias sobre Meio Ambiente
_Esquema sobre o que os alunos viram no passeio
_Poema Natureza
_Abecedário ecológico
_ Induzir os alunos a concluírem que o Meio Ambiente é composto por tudo o que
está nele
2.Leitura
_Texto O equilíbrio da natureza
_ Quebra cabeça sobre Meio Ambiente
_Exercícios de fixação ( completar com palavras
sobre meio ambiente)
_Ilustração com desenhos de coisas que fazem parte
do meio ambiente.
3. Visita a estufa em frente a escola
_Roteiro de perguntas para questionamentos aos
funcionários queda estufa;
_ Sistematização da visita a estufa;
_Exercícios sobre cadeia alimentar
_ Animais fornecedores de alimentos;
_ Pirâmide alimentar;
3.Maquete do meio ambiente
4. Animais
_ De estimação;
_ Da natureza;
_Preservação;
_ Pinte os
animais marinhos;
_Cruzadinha dos animais;
_Confecção de animais com garrafa pet;
6. Exercícios
_ Complete a árvore;
_ Dê o plural dos alimentos, animais;
_Caça palavras;
7.
Capas para trabalhinhos
Maquete
Maquete
Quebra-Cabeça
8.Recorte e colagem
Pinte e monte
Pinte e monte
Desenhando
Jogral
Caça-Palavras
Atividades silábicas
Caligrafia
Caligrafia
Emaranhado
Loteria ecológica
Bingo
.
9.Atividades matemáticas ( adição e subtração)
Labirinto
Labirinto
Alfabeto
Curiosidades
Brincadeiras que educam
Sete erros
Sete erros
Poesia
Enigmas
Arte em E. V.A. e materiais recicláveis.
_Materiais recicláveis;
_ Xerox
_Quadro,giz, folha ofício.
Culminância:
Realização
de "Peça Teatral" sobre o meio ambiente.
Realização de uma feira científica.
Realização de uma feira científica.
Avaliação: Dar-se-á por meio de anotações em fichas
observando a participação, interesse e desenvolvimento dos alunos mediante
conhecimentos adquiridos quando da
realização do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário