domingo, 5 de janeiro de 2014

Classificação dos distúrbios ( Distúrbios de Saída )

Assim como determinadas pessoas encontram dificuldades na forma como

recebem as informações, outras têm problemas no momento da saída de informações, ou

seja, no momento de concretização do conhecimento adquirido.

Isso é percebido quando a criança realiza ações como escrever, desenhar,

atividades motoras e outras. Quando essa dificuldade implica na escrita ou na fala, ela é

chamada de Distúrbios de Saída de Linguagem e, quando se dá na realização de

atividades musculares, é chamada de Distúrbios de Saída Motora.
Distúrbios de Linguagem
Os distúrbios de linguagem podem ser divididos em dois tipos: Distúrbio de

Linguagem Espontânea e Distúrbio de Linguagem de Demanda.
Distúrbio de Linguagem Espontânea
A linguagem espontânea se dá quando o indivíduo

inicia uma conversa através de um comentário, um

cumprimento ou um questionamento. Nesta forma de

comunicação, a pessoa que inicia a conversa escolhe o

assunto que será tratado (provavelmente um do qual tenha

conhecimento e facilidade para discorrer), usa o tempo

necessário para organizar seus pensamentos e encontrar as melhores palavras para se

expressar.

Porém, pessoas com distúrbio de aprendizagem espontânea encontram

dificuldades em realizar tal tarefa, não iniciando diálogos ou, então, o fazendo de forma

inadequada.
 
Distúrbio de Linguagem de Demanda
 
 
Já a linguagem de demanda se dá quando alguém

iniciou uma conversa e é preciso interagir. Pessoas que são

portadoras deste distúrbio geralmente não possuem

dificuldade com a linguagem espontânea.

Na linguagem de demanda, a outra pessoa é quem estabelece a circunstância na

qual você tem que se comunicar, de forma que não há tempo para organizar os

pensamentos e encontrar as palavras adequadas, mas, ainda assim, é preciso responder

de forma apropriada.
 
Pessoas com esses problemas costumam pedir para que a pergunta seja repetida,

pois, dessa maneira, conseguem mais tempo para pensar na resposta. Quando são

forçadas a dar uma resposta, o fazem de maneira confusa e é difícil acompanhá-las. Isso

pode parecer contraditório, já que este mesmo indivíduo consegue falar perfeitamente

em outros momentos como, por exemplo, quando inicia uma conversa.
 
Essas crianças podem ser vistas como preguiçosas pelos professores, afinal,

falam normalmente através da linguagem espontânea e, quando são questionadas, dizem

que não sabem ou simplesmente não respondem. Esse é o tipo de dificuldade que é

detectada apenas quando se conhece minimamente os distúrbios, de onde nasce a

importância de se ter profissionais capacitados para o processo de ensino-aprendizagem.
 
Distúrbios de Atividade Motora
 
 
Os distúrbios de atividade motora podem ser divididos em dois tipos: distúrbio

de atividade motora grosseira e distúrbio de atividade motora fina.

O distúrbio de atividade motora grosseira é caracterizado pela dificuldade de

usar grandes grupos musculares. Ele faz com que a criança seja desajeitada, fazendo-a

cair sobre as coisas ou enfrentar problemas para realizar atividades físicas como correr,

escalar ou nadar.

Já o distúrbio de atividade motora fina consiste na dificuldade de realizar tarefas

que demandam o trabalho de muitos músculos

juntos. Ele é percebido quando a criança

começa a escrever. Ela apresenta uma

incapacidade de fazer com que os músculos

da mão dominante trabalhem em conjunto. A

sua velocidade de escrever não consegue

acompanhar o ritmo do seu pensamento, o que resulta em uma letra lenta e feia.

Escrever exige uma série de elementos que acabam passando despercebidos para

as pessoas que não possuem tais dificuldades, como a forma, o tamanho, o espaçamento
 
e o posicionamento. Para crianças com distúrbios de atividade motora fina, esse

processo é muito mais complicado.

A partir desse momento, serão conhecidos os principais distúrbios de linguagem

e de atividade motora, sendo que eles podem ser classificados como um e/ou outro:
 
Dislexia;

Disgrafia;

Disortografia;

Afasia;

Disartria;

Discalculia;

Acalculia;

Apraxia;
Apraxia;

Dispraxia;

Gagueira;

Déficit de atenção.


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