Assim como determinadas pessoas encontram dificuldades na forma como
recebem as informações, outras têm problemas no momento da saída de informações, ou
seja, no momento de concretização do conhecimento adquirido.
Isso é percebido quando a criança realiza ações como escrever, desenhar,
atividades motoras e outras. Quando essa dificuldade implica na escrita ou na fala, ela é
chamada de Distúrbios de Saída de Linguagem e, quando se dá na realização de
atividades musculares, é chamada de Distúrbios de Saída Motora.
Distúrbios de Linguagem
Os distúrbios de linguagem podem ser divididos em dois tipos: Distúrbio de
Linguagem Espontânea e Distúrbio de Linguagem de Demanda.
Distúrbio de Linguagem Espontânea
A linguagem espontânea se dá quando o indivíduo
inicia uma conversa através de um comentário, um
cumprimento ou um questionamento. Nesta forma de
comunicação, a pessoa que inicia a conversa escolhe o
assunto que será tratado (provavelmente um do qual tenha
conhecimento e facilidade para discorrer), usa o tempo
necessário para organizar seus pensamentos e encontrar as melhores palavras para se
expressar.
Porém, pessoas com distúrbio de aprendizagem espontânea encontram
dificuldades em realizar tal tarefa, não iniciando diálogos ou, então, o fazendo de forma
inadequada.
Distúrbio de Linguagem de Demanda
Já a linguagem de demanda se dá quando alguém
iniciou uma conversa e é preciso interagir. Pessoas que são
portadoras deste distúrbio geralmente não possuem
dificuldade com a linguagem espontânea.
Na linguagem de demanda, a outra pessoa é quem estabelece a circunstância na
qual você tem que se comunicar, de forma que não há tempo para organizar os
pensamentos e encontrar as palavras adequadas, mas, ainda assim, é preciso responder
de forma apropriada.
Pessoas com esses problemas costumam pedir para que a pergunta seja repetida,
pois, dessa maneira, conseguem mais tempo para pensar na resposta. Quando são
forçadas a dar uma resposta, o fazem de maneira confusa e é difícil acompanhá-las. Isso
pode parecer contraditório, já que este mesmo indivíduo consegue falar perfeitamente
em outros momentos como, por exemplo, quando inicia uma conversa.
Essas crianças podem ser vistas como preguiçosas pelos professores, afinal,
falam normalmente através da linguagem espontânea e, quando são questionadas, dizem
que não sabem ou simplesmente não respondem. Esse é o tipo de dificuldade que é
detectada apenas quando se conhece minimamente os distúrbios, de onde nasce a
importância de se ter profissionais capacitados para o processo de ensino-aprendizagem.
Distúrbios de Atividade Motora
Os distúrbios de atividade motora podem ser divididos em dois tipos: distúrbio
de atividade motora grosseira e distúrbio de atividade motora fina.
O distúrbio de atividade motora grosseira é caracterizado pela dificuldade de
usar grandes grupos musculares. Ele faz com que a criança seja desajeitada, fazendo-a
cair sobre as coisas ou enfrentar problemas para realizar atividades físicas como correr,
escalar ou nadar.
Já o distúrbio de atividade motora fina consiste na dificuldade de realizar tarefas
que demandam o trabalho de muitos músculos
juntos. Ele é percebido quando a criança
começa a escrever. Ela apresenta uma
incapacidade de fazer com que os músculos
da mão dominante trabalhem em conjunto. A
sua velocidade de escrever não consegue
acompanhar o ritmo do seu pensamento, o que resulta em uma letra lenta e feia.
Escrever exige uma série de elementos que acabam passando despercebidos para
as pessoas que não possuem tais dificuldades, como a forma, o tamanho, o espaçamento
e o posicionamento. Para crianças com distúrbios de atividade motora fina, esse
processo é muito mais complicado.
A partir desse momento, serão conhecidos os principais distúrbios de linguagem
e de atividade motora, sendo que eles podem ser classificados como um e/ou outro:
Dislexia;
Disgrafia;
Disortografia;
Afasia;
Disartria;
Discalculia;
Acalculia;
Apraxia;
Apraxia;
Dispraxia;
Gagueira;
Déficit de atenção.
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