sábado, 4 de janeiro de 2014

PONTUAÇÃO


Na comunicação escrita a pontuação é

essencial. Se mal colocada, ela pode deixar um

texto com dupla interpretação ou com

interpretação errada.

Veja, abaixo, os sinais de pontuação que

utilizamos na língua escrita e suas funções mais

básicas:
Vírgulas [ , ]

Separam itens dentro de uma mesma frase;

Separam adjuntos e orações adverbiais;

Separam o aposto e o vocativo;

Separam elementos intercalados;

Separam elementos não restritivos.



Ponto e vírgula ( ; )

Localizam-se entre duas ou mais orações coordenadas;

Separam itens que já tem vírgula;

Orações ligadas pelas conjunções: entretanto, por conseguinte,

consequentemente e portanto.





Dois pontos [ : ]
 
 
Para introduzir itens;

Para uma citação formal.
Ponto de exclamação [ ! ]
Vem sempre depois de uma interjeição;

Indica emoções e ordem.




Ponto final [ . ]
Usado no fim da frase para afirmar ou concluir;

Usada em abreviaturas.




Ponto de interrogação [ ? ]
Usado no final da frase para indicar perguntas, dúvidas e indignação.




Reticências [ ... ]
Para indicar continuidade ou interrupção.




Aspas [ “ ” ]
Para indicar citação;

Para indicar palavras estrangeiras, neologismos e gírias.

Para explicar algo.

Travessão [ ]

Para indicar diálogo;

Separa orações intercaladas, assim como a vírgula e o parêntesis;

Coloca algo em evidência.
Exemplo
 
 
 
A falta de pontuação ou pontuação errada também pode causar grandes

problemas quanto à ambiguidade, ou trazer uma interpretação completamente diferente

da que queremos. Veja nesta historinha um exemplo disso:

Um homem rico agonizava em seu leito de morte. Pressentindo que o fim estava

próximo, pediu papel e caneta e escreveu:
 
“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta

do padeiro nada dou aos pobres.”
 
 
Mas, morreu antes de fazer a pontuação. Para quem o falecido deixou a sua

fortuna? Eram quatro concorrentes:
 
1. O



sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho. Jamais será paga a

conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
2. A irmã chegou em seguida e pontuou assim:
Deixo meus bens à minha irmã. Não ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta

do padeiro. Nada dou aos pobres.
3. O padeiro pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho? Jamais! Será paga a

conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
4. Aí chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta

interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho? Jamais! Será paga a

conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

LEMBRETE: SE VOCÊ QUER TER O CERTIFICADO PRECISA FAZER O CURSO PARA OBTÊ-LO.O CERTIFICADO É VÁLIDO PARA SOMAR PONTOS EM CONCURSOS EM TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO, PARA HORAS NA FACULDADE E MUDANÇA DE CLASSE. BASTA ACESSAR O LINK ( http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao104430&url=cursos/redacao.asp )

Nenhum comentário:

Postar um comentário