Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças,
adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes
no cotidiano da escola, sendo enfrentadas por educadores e também pelos
responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses
problemas. Muitas vezes, crianças e
adolescentes têm sua imagem denegrida
por adjetivos como, por exemplo,
preguiçosas e desinteressadas, em função
da falta de conhecimentos de seus
educadores. Existe um grande número de
professores que desconhecem os
distúrbios de aprendizagem e não
possuem as capacidades necessárias para lidar com eles, agindo de forma errônea na
execução do seu trabalho. As próprias crianças são o alvo para explicar o fracasso
escolar e as responsabilidades por não aprenderem são atribuídas a elas mesmas. Em
muitos casos, é desenvolvida uma autoestima negativa e isso pode ser levado até a
vida adulta. Além de prejudicar de forma particular essas crianças, ainda impede o
desenvolvimento do processo de ensino de uma maneira geral, isentando o sistema
de ensino de qualquer erro ou defasagem em sua qualidade. Para analisar as
dificuldades de aprendizagem, é preciso considerar o processo todo e não apenas a
capacidade de quem aprende ou deixa de aprender. Sendo assim, é fundamental que
os educadores, de maneira geral, conheçam os problemas mais comuns relacionados
à aprendizagem para saber agir diante deles ou, ao menos, encaminhá-los a
profissionais especializados.
Os distúrbios de aprendizagem não são caracterizados pela falta de
inteligência, mas o contrário. Muitas das pessoas que os possuem têm QI (Quociente
de Inteligência) acima da média. Eles constituem deficiências reversíveis, tendo que
receber atenção especial e formas de ensino apropriadas.
As deficiências no processo de aprendizagem podem ter diversas causas que
afetam a capacidade dos indivíduos. Exemplos delas são problemas no aparelho
auditivo ou na visão, conflitos no ambiente familiar, defasagem na qualidade do
ensino, inadaptação ao método utilizado, aversão por determinada matéria,
diferenças culturais, problemas sociais (como a desnutrição), questões genéticas,
ocorrência de acidentes e muitas outras.
Em função da grande quantidade de causas que podem ser atribuídas às
dificuldades de aprendizagem, existem muitas crianças que são encaminhadas para
tratamentos médicos e psicológicos desnecessariamente. Por isso, é preciso ter claro
que o diagnóstico correto de um distúrbio de aprendizagem depende de uma série
de procedimentos como o acompanhamento constante da criança, a análise de um
especialista e condições adequadas de vida. Muitos dos problemas podem ser
resolvidos facilmente e detectar a causa deles evita que a criança passe por situações
mais difíceis e desconfortáveis sem que isso seja preciso.
Abordaremos as dificuldades encontradas na realização de
atividades como a leitura, a escrita, a fala, funções motoras, raciocínio e habilidades
matemáticas. Elas são percebidas, na maioria das vezes, no início do processo de
aprendizagem, quando a criança passa a frequentar a escola e surgem diferenças no
acompanhamento dos conteúdos com relação aos demais alunos da mesma faixa
etária.
A aprendizagem pode ser compreendida como um processo que se realiza no
interior do indivíduo e que provoca uma mudança de comportamento. Na sociedade
atual, o conhecimento é de extrema importância e tem diferentes significados,
atingindo o indivíduo, a família, o meio social, a escola e os educadores.
O sucesso escolar, para as crianças, evidencia o seu desempenho na atuação
como aluno; para a família, o sucesso escolar dos filhos se traduz em êxito no
cumprimento de seu papel como responsáveis e educadores; e, para a escola, alunos
com bom desempenho significam profissionais bem sucedidos no futuro.
Sendo assim, faz-se necessário que os distúrbios de aprendizagem sejam
conhecidos por todos aqueles que rodeiam o processo educacional, para que seja
possível uma atuação em conjunto capaz de trazer resultados efetivos. O que se nota
é que, conforme os conteúdos vão aumentando o seu grau de dificuldade e o tempo
vai passando, os obstáculos enfrentados pelas crianças também tendem apenas a
aumentar, tornando o tratamento cada vez mais difícil e intensificando as demais
questões enfrentadas pelos alunos.
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