domingo, 5 de janeiro de 2014

O QUE SÃO DISTÚRBIOS DE PRENDIZAGEM?



 
Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças,

adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes


no cotidiano da escola, sendo enfrentadas por educadores e também pelos


responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses


problemas. Muitas vezes, crianças e


adolescentes têm sua imagem denegrida


por adjetivos como, por exemplo,

preguiçosas e desinteressadas, em função

da falta de conhecimentos de seus

educadores. Existe um grande número de

professores que desconhecem os

distúrbios de aprendizagem e não



possuem as capacidades necessárias para lidar com eles, agindo de forma errônea na



execução do seu trabalho. As próprias crianças são o alvo para explicar o fracasso


escolar e as responsabilidades por não aprenderem são atribuídas a elas mesmas. Em


muitos casos, é desenvolvida uma autoestima negativa e isso pode ser levado até a


vida adulta. Além de prejudicar de forma particular essas crianças, ainda impede o


desenvolvimento do processo de ensino de uma maneira geral, isentando o sistema


de ensino de qualquer erro ou defasagem em sua qualidade. Para analisar as

dificuldades de aprendizagem, é preciso considerar o processo todo e não apenas a

capacidade de quem aprende ou deixa de aprender. Sendo assim, é fundamental que

os educadores, de maneira geral, conheçam os problemas mais comuns relacionados

à aprendizagem para saber agir diante deles ou, ao menos, encaminhá-los a

profissionais especializados.
Os distúrbios de aprendizagem não são caracterizados pela falta de



inteligência, mas o contrário. Muitas das pessoas que os possuem têm QI (Quociente

de Inteligência) acima da média. Eles constituem deficiências reversíveis, tendo que

receber atenção especial e formas de ensino apropriadas.

As deficiências no processo de aprendizagem podem ter diversas causas que

afetam a capacidade dos indivíduos. Exemplos delas são problemas no aparelho

auditivo ou na visão, conflitos no ambiente familiar, defasagem na qualidade do

ensino, inadaptação ao método utilizado, aversão por determinada matéria,

diferenças culturais, problemas sociais (como a desnutrição), questões genéticas,

ocorrência de acidentes e muitas outras.

Em função da grande quantidade de causas que podem ser atribuídas às

dificuldades de aprendizagem, existem muitas crianças que são encaminhadas para

tratamentos médicos e psicológicos desnecessariamente. Por isso, é preciso ter claro
que o diagnóstico correto de um distúrbio de aprendizagem depende de uma série



de procedimentos como o acompanhamento constante da criança, a análise de um

especialista e condições adequadas de vida. Muitos dos problemas podem ser

resolvidos facilmente e detectar a causa deles evita que a criança passe por situações

mais difíceis e desconfortáveis sem que isso seja preciso.

Abordaremos as dificuldades encontradas na realização de

atividades como a leitura, a escrita, a fala, funções motoras, raciocínio e habilidades

matemáticas. Elas são percebidas, na maioria das vezes, no início do processo de

aprendizagem, quando a criança passa a frequentar a escola e surgem diferenças no

acompanhamento dos conteúdos com relação aos demais alunos da mesma faixa

etária.
 
A aprendizagem pode ser compreendida como um processo que se realiza no

interior do indivíduo e que provoca uma mudança de comportamento. Na sociedade

atual, o conhecimento é de extrema importância e tem diferentes significados,

atingindo o indivíduo, a família, o meio social, a escola e os educadores.
 
O sucesso escolar, para as crianças, evidencia o seu desempenho na atuação

como aluno; para a família, o sucesso escolar dos filhos se traduz em êxito no

cumprimento de seu papel como responsáveis e educadores; e, para a escola, alunos

com bom desempenho significam profissionais bem sucedidos no futuro.
 
Sendo assim, faz-se necessário que os distúrbios de aprendizagem sejam

conhecidos por todos aqueles que rodeiam o processo educacional, para que seja

possível uma atuação em conjunto capaz de trazer resultados efetivos. O que se nota

é que, conforme os conteúdos vão aumentando o seu grau de dificuldade e o tempo

vai passando, os obstáculos enfrentados pelas crianças também tendem apenas a

aumentar, tornando o tratamento cada vez mais difícil e intensificando as demais

questões enfrentadas pelos alunos.
 
 
 
 
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