A discalculia está ligada às dificuldades com as habilidades matemáticas. As
crianças são capazes de compreender as lições transmitidas, mas quando tentam colocar
em prática o que aprenderam, acabam trocando e invertendo as ordens das operações.
Pessoas com discalculia não apresentam problemas fonológicos, mas encontram
dificuldades em:
Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;
Conservar a quantidade. Exemplo: Não compreendem que 1kg é igual a
quatro pacotes de 250 g;
Os sinais de soma, multiplicação e os demais;
Sequenciar números, como, por exemplo, o que vem antes do 11 e depois do
15 (antecessor e sucessor);
Classificar números;
Dificuldade na memória de trabalho;
Dificuldade de memória em tarefas não-verbais;
Dificuldade na soletração de nãopalavras
(tarefa de escrita);
Dificuldade na memória de trabalho que
implica contagem;
Dificuldade nas habilidades visoespaciais;
Dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis;
Montar operações;
Contar através dos números cardinais e ordinais;
Estabelecer correspondência um a um: não relaciona o número de alunos de
uma sala à quantidade de carteiras.
Este problema pode ser dividido em diversos tipos, como é explicitado abaixo:
1. Discalculia Verbal - Dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os
números, os termos, os símbolos e as relações;
2. Discalculia Practognóstica - Dificuldade para enumerar, comparar e
manipular objetos reais ou imagens, matematicamente;
3. Discalculia Léxica - Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos;
4. Discalculia Gráfica - Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos;
5. Discalculia Ideognóstica – Dificuldades em fazer operações mentais e na
compreensão de conceitos matemáticos;
6. Discalculia Operacional - Dificuldades na execução de operações e cálculos
numéricos.
A discalculia pode comprometer o desenvolvimento escolar das crianças de
forma global, apesar de ser caracterizada por algumas incapacidades na área da
matemática. No entanto, ela faz com que o aluno fique confuso e com medo de novas
situações, tenha baixa autoestima em função de críticas e punições de pais, professores e
colegas. Ao crescer, o mesmo vai continuar encontrando dificuldade para usar a
matemática em simples situações colocadas pelo cotidiano.
Indivíduos com discalculia também necessitam da compreensão de todas as
pessoas que convivem próximas a elas, pois encontram grandes dificuldades, até mesmo
nas coisas óbvias.
Tome cuidado para não caracterizar qualquer problema
relacionado à
matemática como discalculia. Muitas vezes, as crianças não gostam de matemática por
não terem afinidade com a disciplina ou, ainda, por questões como inadaptações ao
ensino da escola ou ao método utilizado pelo professor. Deve-se analisar todos os
motivos possíveis de forma adequada e cuidadosa antes de dar um diagnóstico.
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