domingo, 5 de janeiro de 2014

DISCALCULIA

A discalculia está ligada às dificuldades com as habilidades matemáticas. As

crianças são capazes de compreender as lições transmitidas, mas quando tentam colocar

em prática o que aprenderam, acabam trocando e invertendo as ordens das operações.
Pessoas com discalculia não apresentam problemas fonológicos, mas encontram

dificuldades em:

Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;

Conservar a quantidade. Exemplo: Não compreendem que 1kg é igual a



quatro pacotes de 250 g;

Os sinais de soma, multiplicação e os demais;

Sequenciar números, como, por exemplo, o que vem antes do 11 e depois do



15 (antecessor e sucessor);
Classificar números;
Dificuldade na memória de trabalho;

Dificuldade de memória em tarefas não-verbais;

Dificuldade na soletração de nãopalavras



(tarefa de escrita);
 
Dificuldade na memória de trabalho que



implica contagem;
 
Dificuldade nas habilidades visoespaciais;

Dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis;

Montar operações;

Contar através dos números cardinais e ordinais;

Estabelecer correspondência um a um: não relaciona o número de alunos de



uma sala à quantidade de carteiras.

Este problema pode ser dividido em diversos tipos, como é explicitado abaixo:
 

1. Discalculia Verbal - Dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os



números, os termos, os símbolos e as relações;
 
2. Discalculia Practognóstica - Dificuldade para enumerar, comparar e



manipular objetos reais ou imagens, matematicamente;
 
3. Discalculia Léxica - Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos;

4. Discalculia Gráfica - Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos;
5. Discalculia Ideognóstica – Dificuldades em fazer operações mentais e na



compreensão de conceitos matemáticos;
 
6. Discalculia Operacional - Dificuldades na execução de operações e cálculos



numéricos.

A discalculia pode comprometer o desenvolvimento escolar das crianças de

forma global, apesar de ser caracterizada por algumas incapacidades na área da

matemática. No entanto, ela faz com que o aluno fique confuso e com medo de novas

situações, tenha baixa autoestima em função de críticas e punições de pais, professores e

colegas. Ao crescer, o mesmo vai continuar encontrando dificuldade para usar a

matemática em simples situações colocadas pelo cotidiano.

Indivíduos com discalculia também necessitam da compreensão de todas as

pessoas que convivem próximas a elas, pois encontram grandes dificuldades, até mesmo

nas coisas óbvias.

Tome cuidado para não caracterizar qualquer problema


relacionado à

matemática como discalculia. Muitas vezes, as crianças não gostam de matemática por

não terem afinidade com a disciplina ou, ainda, por questões como inadaptações ao

ensino da escola ou ao método utilizado pelo professor. Deve-se analisar todos os

motivos possíveis de forma adequada e cuidadosa antes de dar um diagnóstico.

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