terça-feira, 31 de dezembro de 2013

MODELOS DE PLANOS DE CURSO, ANUAL...5° ANO


Planejamento Anual para  5º Ano do Ensino Fundamental

1)DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1.Escola:
1.2.Diretora: 
1.3.Professora:
1.4.Ano de Ensino: 5°Ano
1.5.Turno:
1.6:Turma
1.7: N° de alunos:
1.8.Ano Letivo: 2013

2)PERFIL DA TURMA
(aqui você descreve sua turma )

2.1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 
               A Escola Municipal de Ensino Fundamental ....situa-se no Bairro ... em ....(cidade), (estado). O prédio escolar é amplo e com espaços acolhedores ao desenvolvimento das atividades. Os alunos, em número de ... são atendidos na Educação Infantil, Níveis A e B, no Ensino Fundamental até 8ª série, com implantação gradativa do Ensino Fundamental em 09 anos. O funcionamento da instituição perfaz 08 horas de atividades diárias, nos turnos manhã e tarde. A escola está sob a direção da professora .... que conta com uma Coordenadora Pedagógica e um Apoio Administrativo, a docência é exercida por .... professores, apresentando titulação correspondente a estudantes do curso superior, magistério em nível de 2º grau, graduação e pós-graduação. Os serviços gerais são prestados por 06 funcionários.

               O contato com muitos pais de alunos é diário pelo acompanhamento dos filhos à escola, fator que possibilita o diálogo com as famílias para comunicação dos resultados da aprendizagem e resolução de questões educativas. Em sua maioria, as famílias do alunado pertencem à classe menos favorecida, o que requer maior atenção da instituição no desenvolvimento de um trabalho pedagógico que atenda às necessidades dos alunos, tendo em vista que a escola representa ponto de referência no contexto social e cultural da comunidade.

               As atividades escolares, desde a estrutura física e de equipamentos até o Projeto Político-Pedagógico, que tem sua culminância em sala de aula, destinam-se ao aluno, sujeito da aprendizagem. A escola, consciente da sua força, mantém esforços para minimizar desacertos, aproximando docentes, pais e comunidade pela realização de projetos e eventos, propondo ações e criando momentos de efetiva integração.

 2.2CONTEÚDOS

LÍNGUA PORTUGUESA

LINGUAGEM ORAL:

Leituras diversas; Produção Oral; Compreensão e interpretação oral.

LINGUAGEM ESCRITA:

Produção de textos  diversos; Dificuldades ortográficas; Divisão silábica ( sem nomenclatura); elementos do processo de comunicação ( emissor, receptor,mensagem,canal e código ); Linguagem verbal e não verbal; Estudo do vocabulário  e uso do dicionário ; Emprego de letras maiúsculas  e minúsculas; Noções de espaço ( margem e parágrafo ); Acentuação gráfica; Sinais de pontuação; Tipos de frases; Noção de artigo; Noção de substantivo; Noção de adjetivo; Noção de verbo (  ação e tempos: presente,passado e futuro ).

MATEMÁTICA

NÚMEROS NATURAIS

 Números cardinais; Sistema de numeração decimal- ordens e classes; Composição e decomposição;  Antecessor e sucessor;  Números romanos; Números ordinais ;Valor absoluto e relativo;Números fracionários; Sistema monetário brasileiro.

OPERAÇÕES

Adição e subtração de números naturais e decimais; Multiplicação por dois algarismos; Divisão por dois algarismos; Frações; Multiplicação por 10,100 e 1000; Porcentagem ( 100%, 50% e 25% ); Expressões numéricas com uso dos símbolos ( chaves , colchetes e parênteses ).

 ESPAÇO E FORMA

Formas geométricas; área e perímetro; Problemas envolvendo área e perímetro de figuras planas.

GRANDEZAS E MEDIDAS

Medidas de tempo (  hora , década e século); Medidas de massa ( quilo,meio quilo, grama e tonelada ); Medida de capacidade ( litro e  meio litro) ; Noções de medidas de comprimento ( metro ,centímetro e quilômetro).

CIÊNCIAS SOCIAIS- História e Geografia

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Rio Grande do Sul ( área, população, limites,aspectos físicos, geográficos: clima, relevo,hidrografia e vegetais);  Aspectos econômicos do RS (agricultura, pecuária, indústria,comércio: importação e exportação);  Noções de MERCOSUL; Recursos naturais e seu aproveitamento turísticos.

HISTÓRIA-TEMPO: PLURALIDADE CULTURAL E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS

História de vida do aluno, da família e da comunidade, com ênfase nas etnias; Reduções Jesuíticas; Construção da identidade do povo gaúcho; organização governamental, lendas riograndenses; Símbolos riograndenses; Chegada dos Portugueses; Revolução Farroupilha; Tradição e Folclore; Primeiros Habitantes ( origem,usos, costumes e contribuições ), FUNAI; Colônia do Sacramento; Sete Povos das Missões.

PLURALIDADE CULTURAL

História e cultura afro-brasileira e indígena.

CIÊNCIAS NATURAIS

AMBIENTE

Ar  ( principais gases e sua representação química) ; Efeito estufa; Poluição do ar- as emissões industriais; Saneamento básico; Recursos naturais ( água, solo, ar, energia solar, animais e vegetais );Estados físicos da água e suas mudanças; Animais vertebrados  e invertebrados e suas classificações; Animais úteis e nocivos; Cadeia alimentar- noções.

SER HUMANO E SAÚDE

Corpo humano e suas partes; órgãos do sentido; Higiene; Vacinas; Alimentação ( importância, vitaminas, proteínas e carboidratos ); Primeiros socorros; Orientação sexual; Doenças contagiosas e não contagiosas.

EDUCAÇÃO FÍSICA

PSICOMOTRICIDADE E GINÁSTICA

Hábitos de postura; Esquema corporal;  Percepção da velocidade e intensidade dos movimentos: deslocamentos e direções; Noções de tempo e espaço; Coordenação motora; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Capacidades físicas: força, velocidade, resistência e flexibilidade.

ATIVIDADES LÚDICAS E RECREATIVAS

Atividades cooperativas; Cantigas de rodas; Brincadeiras variadas.

INICIAÇÃO DESPORTIVA

Jogos Pré-desportivos, voleibol, handebol, futsal, futebol de campo, basquete e atletismo.

 
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Criação artística e cultural

Desenho, pintura, colagem, recorte, dobradura, modelagem, criações artísticas com técnicas variadas.

ENSINO RELIGIOSO

VALORES

Humanos e éticos;

FAMÍLIA

 2.3. PRÉ-REQUISITOS:
Linguagem oral e escrita;

Números naturais;

Operações e resolução de problemas;

Localização geográfica;

Tempos históricos;

Organização Administrativa;

Ser humano e saúde;

Valores.

TEMAS TRANSVERSAIS

Orientação sexual; Pluralidade cultural; Saúde;  Ética;  Meio Ambiente; Educação para o trânsito; Idoso; Cultura  afro-brasileira e indígena; Drogas; Bullyng; Ética.

 3) OBJETIVO GERAL:

Procurar conhecer  e respeitar as características da turma, valorizando as abordagens culturais do aluno, levando-o a ler, escrever, e corresponder as diferentes linguagens, localizando-se no tempo e no espaço e resolvendo o raciocínio lógico- matemático, através da resolução e construção de problemas reais que despertem seu interesse.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;

•Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

•Resolver situações-problemas  do dia a dia que envolvam  as quatro operações;

•Estabelecer as regularidades ortográficas (inferir as regras) e constatar as irregularidades (ausência de regras) de g,ga,gu,Ge,gi,gua,gui ; j,q; m e n em final de silabas; l o e u em final de palavras as letras s e z em final de palavras

· Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;

· Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;

4)METODOLOGIAS GERAIS:

* As aulas serão desenvolvidas numa interação teoria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:

- Dinâmicas de grupo;

- Aula dialogada e expositiva;

- Construção de mini – projetos e peças teatrais

- Utilização de recursos audiovisuais

- Trabalho individual e de grupo

 
5)RECURSOS DIDÁTICOS:

- Filmes:

- Músicas;

- Quadro –giz;

- Fichas de Leitura;

- cadernos  de produção de texto

- Jornais e revistas

- Jogos  de avaliação

 
6)AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e contínua observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo.

- Observação do crescimento individual e coletivo dos alunos;

- Trabalhos individuais e de grupo;

- Provas escritas ( diagnóstico );

Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:

- Envolvimento com colegas e disciplina;

- Participação nas aulas;

- Capacidade de análise e síntese;

_Diário de classe; Registros em fichas; Observação diária;

7) REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PCNs ( 1° a 4° série ) Secretaria de Educação Fundamental Brasília; Proposta Pedagógica  da EMEF Dr Valdemar Rocha.

“Melhor que ensinar é levar o outro a aprender” – Anísio Teixeira

Educar é, em essência, ensinar o encanto pela possibilidade. Logo, educação é a arte de ensinar o exercício da liberdade. Só é “livre quem é capaz de optar entre as diferentes possibilidades”.

Gilberto Dimenstein

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