Planejamento
Anual para 5º Ano do Ensino Fundamental
1)DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1.Escola: 1.2.Diretora:
1.3.Professora:
1.4.Ano de Ensino: 5°Ano
1.5.Turno:
1.6:Turma
1.7: N° de alunos:
1.8.Ano Letivo: 2013
2)PERFIL DA TURMA
(aqui você descreve sua turma )2.1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O contato com muitos pais de
alunos é diário pelo acompanhamento dos filhos à escola, fator que possibilita
o diálogo com as famílias para comunicação dos resultados da aprendizagem e
resolução de questões educativas. Em sua maioria, as famílias do alunado
pertencem à classe menos favorecida, o que requer maior atenção da instituição
no desenvolvimento de um trabalho pedagógico que atenda às necessidades dos
alunos, tendo em vista que a escola representa ponto de referência no contexto
social e cultural da comunidade.
As atividades escolares, desde a
estrutura física e de equipamentos até o Projeto Político-Pedagógico, que tem
sua culminância em sala de aula, destinam-se ao aluno, sujeito da aprendizagem.
A escola, consciente da sua força, mantém esforços para minimizar desacertos,
aproximando docentes, pais e comunidade pela realização de projetos e eventos,
propondo ações e criando momentos de efetiva integração.
LÍNGUA PORTUGUESA
LINGUAGEM ORAL:
Leituras diversas; Produção Oral; Compreensão
e interpretação oral.
LINGUAGEM ESCRITA:
Produção de textos diversos; Dificuldades ortográficas; Divisão
silábica ( sem nomenclatura); elementos do processo de comunicação ( emissor,
receptor,mensagem,canal e código ); Linguagem verbal e não verbal; Estudo do
vocabulário e uso do dicionário ;
Emprego de letras maiúsculas e
minúsculas; Noções de espaço ( margem e parágrafo ); Acentuação gráfica; Sinais
de pontuação; Tipos de frases; Noção de artigo; Noção de substantivo; Noção de
adjetivo; Noção de verbo ( ação e
tempos: presente,passado e futuro ).
MATEMÁTICA
NÚMEROS NATURAIS
Números cardinais; Sistema de numeração decimal-
ordens e classes; Composição e decomposição;
Antecessor e sucessor; Números
romanos; Números ordinais ;Valor absoluto e relativo;Números fracionários;
Sistema monetário brasileiro.
OPERAÇÕES
Adição e subtração de números naturais e
decimais; Multiplicação por dois algarismos; Divisão por dois algarismos;
Frações; Multiplicação por 10,100 e 1000; Porcentagem ( 100%, 50% e 25% );
Expressões numéricas com uso dos símbolos ( chaves , colchetes e parênteses ).
Formas geométricas; área e perímetro;
Problemas envolvendo área e perímetro de figuras planas.
GRANDEZAS E MEDIDAS
Medidas de tempo ( hora , década e século); Medidas de massa (
quilo,meio quilo, grama e tonelada ); Medida de capacidade ( litro e meio litro) ; Noções de medidas de
comprimento ( metro ,centímetro e quilômetro).
CIÊNCIAS SOCIAIS- História e Geografia
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Rio Grande do Sul ( área, população,
limites,aspectos físicos, geográficos: clima, relevo,hidrografia e
vegetais); Aspectos econômicos do RS
(agricultura, pecuária, indústria,comércio: importação e exportação); Noções de MERCOSUL; Recursos naturais e seu
aproveitamento turísticos.
HISTÓRIA-TEMPO: PLURALIDADE CULTURAL E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS
História de vida do aluno, da família e
da comunidade, com ênfase nas etnias; Reduções Jesuíticas; Construção da
identidade do povo gaúcho; organização governamental, lendas riograndenses;
Símbolos riograndenses; Chegada dos Portugueses; Revolução Farroupilha;
Tradição e Folclore; Primeiros Habitantes ( origem,usos, costumes e
contribuições ), FUNAI; Colônia do Sacramento; Sete Povos das Missões.
PLURALIDADE CULTURAL
História e cultura afro-brasileira e
indígena.
CIÊNCIAS NATURAIS
AMBIENTE
Ar
( principais gases e sua representação química) ; Efeito estufa;
Poluição do ar- as emissões industriais; Saneamento básico; Recursos naturais (
água, solo, ar, energia solar, animais e vegetais );Estados físicos da água e
suas mudanças; Animais vertebrados e
invertebrados e suas classificações; Animais úteis e nocivos; Cadeia alimentar-
noções.
SER HUMANO E SAÚDE
Corpo humano e suas partes; órgãos do
sentido; Higiene; Vacinas; Alimentação ( importância, vitaminas, proteínas e
carboidratos ); Primeiros socorros; Orientação sexual; Doenças contagiosas e
não contagiosas.
EDUCAÇÃO FÍSICA
PSICOMOTRICIDADE E GINÁSTICA
Hábitos de postura; Esquema
corporal; Percepção da velocidade e
intensidade dos movimentos: deslocamentos e direções; Noções de tempo e espaço;
Coordenação motora; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Capacidades físicas:
força, velocidade, resistência e flexibilidade.
ATIVIDADES LÚDICAS E RECREATIVAS
Atividades cooperativas; Cantigas de
rodas; Brincadeiras variadas.
INICIAÇÃO DESPORTIVA
Jogos Pré-desportivos, voleibol,
handebol, futsal, futebol de campo, basquete e atletismo.
Criação artística e cultural
Desenho, pintura, colagem, recorte, dobradura,
modelagem, criações artísticas com técnicas variadas.
ENSINO RELIGIOSO
VALORES
Humanos e éticos;
FAMÍLIA
Números naturais;
Operações e resolução de problemas;
Localização geográfica;
Tempos históricos;
Organização Administrativa;
Ser humano e saúde;
Valores.
TEMAS TRANSVERSAIS
Orientação sexual; Pluralidade cultural;
Saúde; Ética; Meio Ambiente; Educação para o trânsito;
Idoso; Cultura afro-brasileira e
indígena; Drogas; Bullyng; Ética.
Procurar conhecer e respeitar as características da turma,
valorizando as abordagens culturais do aluno, levando-o a ler, escrever, e
corresponder as diferentes linguagens, localizando-se no tempo e no espaço e
resolvendo o raciocínio lógico- matemático, através da resolução e construção
de problemas reais que despertem seu interesse.
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Compreender a natureza como um todo
dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do
mundo em que vive;
•Compreender a saúde como bem individual
e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
•Resolver situações-problemas do dia a dia que envolvam as quatro operações;
•Estabelecer as regularidades
ortográficas (inferir as regras) e constatar as irregularidades (ausência de
regras) de g,ga,gu,Ge,gi,gua,gui ; j,q; m e n em final de silabas; l o e u em
final de palavras as letras s e z em final de palavras
· Desenvolver a capacidade de expressar -
se de forma critica diante dos problemas sociais;
· Conhecer o meio social em que vive
possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
4)METODOLOGIAS GERAIS:
* As aulas serão desenvolvidas numa
interação teoria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:
- Dinâmicas de grupo;
- Aula dialogada e expositiva;
- Construção de mini – projetos e peças
teatrais
- Utilização de recursos audiovisuais
- Trabalho individual e de grupo
- Filmes:
- Músicas;
- Quadro –giz;
- Fichas de Leitura;
- cadernos de produção de texto
- Jornais e revistas
- Jogos
de avaliação
A avaliação será processual e contínua
observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados
como procedimentos avaliativos os itens abaixo.
- Observação do crescimento individual e
coletivo dos alunos;
- Trabalhos individuais e de grupo;
- Provas escritas ( diagnóstico );
Também será considerado o desenvolvimento
de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:
- Envolvimento com colegas e disciplina;
- Participação nas aulas;
- Capacidade de análise e síntese;
_Diário de classe; Registros em fichas;
Observação diária;
7) REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PCNs ( 1° a 4° série ) Secretaria de
Educação Fundamental Brasília; Proposta Pedagógica da EMEF Dr Valdemar Rocha.
“Melhor que ensinar é levar o outro a aprender” – Anísio Teixeira
Educar é, em essência, ensinar o encanto pela possibilidade. Logo,
educação é a arte de ensinar o exercício da liberdade. Só é “livre quem é capaz
de optar entre as diferentes possibilidades”.
Gilberto Dimenstein
Nenhum comentário:
Postar um comentário