terça-feira, 31 de dezembro de 2013

PLANO DE TRABALHO PARA 4° ANO


PLANO DE TRABALHO 4° ANO
1. Dados de identificação:

1.1. Escola

1.2: Endereço:

1.3. Diretora:

1.4. Série/Ano: 4° ANO

1.5: Turno:

1.6: Turma

1.7: Professora: Magda Aparecida Antunes da Silva

2. Caracterização da turma.

3. Ementa

Espera-se que ao final do 4° ano o aluno saiba comunicar-se a partir do seu próprio pensamento, dominando a leitura, a escrita, as operações matemáticas, e a resolução de problemas do dia a dia, sabendo localizar-se no tempo e no espaço em que vive.

4. Objetivos Gerais

Promover a aprendizagem significativa dos conteúdos propostos para o quarto ano com a construção de um ser crítico independente que interaja com o mundo, construindo-se no processo educativo, oferecendo iguais oportunidades e condições necessárias para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades.

5. Objetivos Específicos

Desenvolver a leitura, a escrita, ouvir e falar, apresentando situações do seu cotidiano, oportunizando vários tipos de textos para compreensão de leitura e escrita;

Desenvolver o raciocínio lógico- matemático mostrando situações do seu dia a dia para uma aprendizagem significativa. Trabalhar o sistema monetário de modo que o educando compreenda sua função e o seu uso;

Trabalhar o nosso município de forma que os alunos aprendam sua história, localização, limites e tradições;

Trabalhar os seres vivos, demonstrando de uma forma lúdica e pedagógica seus conceitos e trabalhar o meio ambiente e ecologia, desenvolvendo no educando respeito e cuidados a estes;

Desenvolver  os valores morais  e éticos para que os educados  identifiquem  o certo e o errado e possam ter uma opinião crítica sobre  assuntos diversos;

Proporcionar atividades físicas, artísticas e recreativas para promover o desenvolvimento da psicomotricidade e expressão corporal e artística em cada educando.

6. Conteúdos

OUVIR, FALAR, LER E ESCFEVER: leitura, compreensão e interpretação de textos diversos, como música, poesia,  parlendas, trava-línguas; identificação de personagens; expressão oral; produção textual dialogado, relatórios, memórias, histórias, convites, bilhetes, avisos, reportagens; observando ortografia, sinais de pontuação e acentuação.

NUMERAIS: composição e decomposição dos números; antecessor e sucessor; pares e ímpares; numerais romanos; numerais ordinais; numerais cardinais.

OPERAÇÔES:  adição, subtração, divisão e multiplicação, resolução de problemas do dia a dia, cálculos mentais e aproximados.

SISTEMA DE MEDIDAS: tempo, massa, capacidade, comprimento, temperatura.

FORMAS GEOMÉTRICAS: figuras geométricas ( círculo, triângulo, quadrado, retângulo) e sólidos geométricos ( esfera, pirâmide, cubo e paralelepípedo).

SISTEMA MONETÁRIO:  real e centavos (valor, representação escrita).

O MUNICÍPIO: localização  e limites; fatos históricos; poderes; zona urbana e rural; aspectos físicos (hidrografia e relevo);  fontes de riqueza; população; direitos e deveres do cidadão; principais acontecimentos do município; relacionando-os ao seu desenvolvimento; atualidades relacionando-as com as áreas: econômica, social, política, e educacional, símbolos municipais; sinais de trânsito, datas, comemorativas; eventos do município.

OS SERES VIVOS: animais, plantas, e ser humano.

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA:   preservação do meio ambiente; reciclagem; e uso de agrotóxicos.

VALORES MORAIS, SOCIAIS E CULTURAIS DO SER HUMANO: responsabilidade, respeito, sociabilidade, sensibilidade.

ATIVIDADES FÍSICAS E  RECREATIVAS: expressão oral, corporal e musical; jogos,  e competições.

ATIVIDADES ARTÍSTICAS: pintura, colagem, recorte, dobradura, valorização dos trabalhos criados.

7. Pré-requisitos:

-ouvir, falar, ler e escrever;

-Numerais; composição e decomposição dos numerais;

-Resolução  de problemas envolvendo as quatro operações;

-Sistema de medidas;

-O município: localização e limites;

-Os seres vivos;

Meio ambiente e ecologia.

8. Metodologia

A  metodologia aplicada irá se basear em questionamentos sobre o conhecimento do educando sobre os assuntos trabalhados, aulas teóricas, lúdicas, investigação do processo de aprendizagem, diálogo com o educando, interdisciplinaridade, reflexões sobre os conhecimentos, pesquisa, investigação e criatividade.

9. Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com o interesse e participação no decorrer do desenvolvimento das atividades desenvolvidas.

-Resultado das verificações escritas, tarefas em aula e em casa;

-Trabalhos coletivos e individuais;

-Receptividade, iniciativa, responsabilidade;

-Assiduidade e pontualidade;

-Atitudes em relação aos colegas e professor;

-Criatividade e empenho.

10. Recursos

-Livros;

-Xerox sobre os conteúdos;

-Folhas mimeografadas;

-Filmes;

-Atividades lúdicas;

-Jornais, recortes e gravuras;

-Jogos matemáticos;

-Materiais de colagem;

-Mapas e cartazes;

Aulas expositivas com imagens.

11. Bibliografia

-Livros didáticos;

-Projetos interdisciplinares;

--Revista nova escola.  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário