PLANO DE TRABALHO 4° ANO
1. Dados de identificação:
1. Dados de identificação:
1.1. Escola
1.2: Endereço:
1.3. Diretora:
1.4. Série/Ano: 4° ANO
1.5: Turno:
1.6: Turma
1.7: Professora: Magda Aparecida Antunes da Silva
2. Caracterização da turma.
3. Ementa
Espera-se que ao final do 4° ano o aluno saiba comunicar-se
a partir do seu próprio pensamento, dominando a leitura, a escrita, as
operações matemáticas, e a resolução de problemas do dia a dia, sabendo
localizar-se no tempo e no espaço em que vive.
4. Objetivos Gerais
Promover a aprendizagem significativa dos conteúdos
propostos para o quarto ano com a construção de um ser crítico independente que
interaja com o mundo, construindo-se no processo educativo, oferecendo iguais
oportunidades e condições necessárias para o pleno desenvolvimento de suas
potencialidades.
5. Objetivos Específicos
Desenvolver a leitura, a escrita, ouvir e falar,
apresentando situações do seu cotidiano, oportunizando vários tipos de textos
para compreensão de leitura e escrita;
Desenvolver o raciocínio lógico- matemático mostrando
situações do seu dia a dia para uma aprendizagem significativa. Trabalhar o
sistema monetário de modo que o educando compreenda sua função e o seu uso;
Trabalhar o nosso município de forma que os alunos aprendam
sua história, localização, limites e tradições;
Trabalhar os seres vivos, demonstrando de uma forma lúdica e
pedagógica seus conceitos e trabalhar o meio ambiente e ecologia, desenvolvendo
no educando respeito e cuidados a estes;
Desenvolver os
valores morais e éticos para que os educados identifiquem
o certo e o errado e possam ter uma opinião crítica sobre assuntos diversos;
Proporcionar atividades físicas, artísticas e recreativas
para promover o desenvolvimento da psicomotricidade e expressão corporal e
artística em cada educando.
6. Conteúdos
OUVIR, FALAR, LER E ESCFEVER: leitura, compreensão e
interpretação de textos diversos, como música, poesia, parlendas, trava-línguas; identificação de
personagens; expressão oral; produção textual dialogado, relatórios, memórias,
histórias, convites, bilhetes, avisos, reportagens; observando ortografia,
sinais de pontuação e acentuação.
NUMERAIS: composição e decomposição dos números; antecessor
e sucessor; pares e ímpares; numerais romanos; numerais ordinais; numerais
cardinais.
OPERAÇÔES: adição,
subtração, divisão e multiplicação, resolução de problemas do dia a dia,
cálculos mentais e aproximados.
SISTEMA DE MEDIDAS: tempo, massa, capacidade, comprimento, temperatura.
FORMAS GEOMÉTRICAS: figuras geométricas ( círculo,
triângulo, quadrado, retângulo) e sólidos geométricos ( esfera, pirâmide, cubo
e paralelepípedo).
SISTEMA MONETÁRIO:
real e centavos (valor, representação escrita).
O MUNICÍPIO: localização
e limites; fatos históricos; poderes; zona urbana e rural; aspectos
físicos (hidrografia e relevo); fontes
de riqueza; população; direitos e deveres do cidadão; principais acontecimentos
do município; relacionando-os ao seu desenvolvimento; atualidades
relacionando-as com as áreas: econômica, social, política, e educacional, símbolos
municipais; sinais de trânsito, datas, comemorativas; eventos do município.
OS SERES VIVOS: animais, plantas, e ser humano.
MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA:
preservação do meio ambiente;
reciclagem; e uso de agrotóxicos.
VALORES MORAIS, SOCIAIS E CULTURAIS DO SER HUMANO: responsabilidade,
respeito, sociabilidade, sensibilidade.
ATIVIDADES FÍSICAS E
RECREATIVAS: expressão oral, corporal e musical; jogos, e competições.
ATIVIDADES ARTÍSTICAS: pintura, colagem, recorte, dobradura,
valorização dos trabalhos criados.
7. Pré-requisitos:
-ouvir, falar, ler e escrever;
-Numerais; composição e decomposição dos numerais;
-Resolução de
problemas envolvendo as quatro operações;
-Sistema de medidas;
-O município: localização e limites;
-Os seres vivos;
Meio ambiente e ecologia.
8. Metodologia
A metodologia
aplicada irá se basear em questionamentos sobre o conhecimento do educando
sobre os assuntos trabalhados, aulas teóricas, lúdicas, investigação do
processo de aprendizagem, diálogo com o educando, interdisciplinaridade,
reflexões sobre os conhecimentos, pesquisa, investigação e criatividade.
9. Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com o interesse e
participação no decorrer do desenvolvimento das atividades desenvolvidas.
-Resultado das verificações escritas, tarefas em aula e em
casa;
-Trabalhos coletivos e individuais;
-Receptividade, iniciativa, responsabilidade;
-Assiduidade e pontualidade;
-Atitudes em relação aos colegas e professor;
-Criatividade e empenho.
10. Recursos
-Livros;
-Xerox sobre os conteúdos;
-Folhas mimeografadas;
-Filmes;
-Atividades lúdicas;
-Jornais, recortes e gravuras;
-Jogos matemáticos;
-Materiais de colagem;
-Mapas e cartazes;
Aulas expositivas com imagens.
11. Bibliografia
-Livros didáticos;
-Projetos interdisciplinares;
--Revista nova escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário