segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Professor: Reflexo da Profissão na Educação dos Filhos

Pesquisas apontam que o
desempenho dos alunos nas escolas não é
obtido por meio de seus dons pessoais, ou seja,
não é uma característica inata, mas por sua
origem e condição social.
Além do status financeiro que permite à
criança ter acesso a saberes especializados e às
escolas particulares (que em sua grande maioria
são melhores do que as públicas), a participação
da família no dia a dia da criança também é a
base dessa origem social que pode predispor uma criança à melhor absorção dos
conteúdos e saberes escolares.
Os profissionais na educação são cônscios dessa realidade. Eles sabem que o
status e poder (na concepção de Foucault) vêm da detenção do conhecimento, por mais
que o professor seja desvalorizado e que o poder de compra de seu salário seja mínimo,
ele se considera parte de uma elite, de uma elite pensante, crítica e consciente de seus
direitos.
As maiores dificuldades as quais os professores se deparam são as péssimas
condições de trabalho. Como foi dito anteriormente, é necessário haver uma separação
entre a vida pessoal e a profissional para que haja saúde emocional do professor. Porém,
o baixo poder de compra dos salários docentes e a necessidade de trabalhar em várias
instituições de ensino para ter uma condição de vida mais estável, prejudicam a
educação dos próprios filhos desses profissionais que veem na educação o maior meio
de convivência em sociedade – seja no fato de tirar o seu sustento, seja na conquista de
sua autonomia como cidadão.
Em meio a essa realidade desanimadora que é a educação pública brasileira, a
maioria dos professores opta por matricular seus filhos em escolas particulares, assim os
próprios profissionais discriminam a classe, ao achar que a escola pública não é
suficiente para seus filhos.
A consciência da importância da educação como instrumento de modificação e
construção social faz com que os professores cumpram com o “ofício de pai de aluno”
de forma correta, monitorando e praticando uma pedagogia caseira para evitar o
fracasso escolar. Há estudiosos que sustentam a ideia de que o fato de os alunos, filhos
de professores, terem esse acompanhamento caseiro, acentua as diferenças de êxito
escolar entre os alunos em sala de aula, ou seja, os filhos de professores têm uma
estratégia a mais no processo de uma educação escolar de sucesso.

Um comentário:

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