segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Saberes Necessários aos Educadores

Paulo Freire enumerou uma série de saberes necessários à
prática educativa, pois acreditava que a educação tinha o poder de
tornar a sociedade mais justa e igualitária, ou seja, a educação é
um ato social e deve-se dar de modo consciente. Portanto é
necessário que se pense as práticas educativas, particularmente,
assim como os saberes curriculares, disciplinares, profissionais e
experienciais.
A questão da formação e prática docente é muito discutida e abordada em vários
artigos, os quais expõem o tema da responsabilidade ética e social do professor no
exercício de sua profissão, de fato, a ética é um dos saberes necessários à prática
educativa, é preciso ter consciência ética no ato de ensinar.
No livro Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Paulo
Freire detalha todos os saberes, considerados por ele, essenciais ao correto exercício da
prática docente, questões como otimismo, humildade, tolerância, alegria, esperança,
comprometimento, bom senso, competência profissional, generosidade, respeito, ética,
dedicação, empatia etc. permeiam esses saberes.
O saber mais importante e que engloba todos os outros é entender e reproduzir a
educação como um mecanismo importante na melhoria da sociedade. Para que essa
melhoria seja, de fato, concretizada é necessário rever as práticas educativas, os alunos
não podem ser meros depositários de conteúdos curriculares. O ensino deve ser mediado
por meio do diálogo, da troca, o professor deve ter consciência de que sua formação
experiencial em sala de aula é contínua.
A educação, além de visar o saber intelectual, deve estimular o desenvolvimento
da habilidade de se relacionar com os outros a sua volta, pois a maior finalidade da
educação deve ser nos proporcionar condições para que vivamos em sociedade.

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